31/10/2008

Ingrata!

- O que é eterno, Yayá Lindinha?
- Ingrato! é o amor que te tenho.
(Eterno, Carlos Drummond de Andrade)

Em uma entrevista recente, o filósofo francês Luc Ferry discute a idéia de que hoje, mais do que nunca, a família é sagrada. Se existe ainda algo pelo qual as pessoas se dipõem ao sacrifício, isso é a família, são os filhos. Veja esta explicação:

"Praticamente todas as relações familiares da sociedade contemporânea têm origem no casamento por amor, que nasceu com o capitalismo. Antes disso, o casamento se destinava a atender a uma série de interesses. O sentimento era o que menos contava. Casava-se para dar continuidade à família, manter a linhagem e a propriedade. Com o capitalismo e tudo o que é derivado dele, como o salário e o mercado de trabalho, uma nova ordem se estabeleceu. As mulheres, antes confinadas em suas casas, foram para as cidades trabalhar na casa dos burgueses, como empregadas, ou se tornaram operárias nas fábricas. Essa mulher começou a ganhar o seu dinheiro – pouco, mas seu – e a conquistar a independência. Com isso, houve uma grande ruptura"

Ainda conheço mulheres que não trabalham, que fazem o prato do marido e que se sujeitam a sua autoridade. Mas isso é cada vez mais anacrônico. As relações afetivas hoje se estabelecem entre pares, entre iguais.

Para muitos homens isso não é fácil, pois não foram criados para dividirem o orçamento, os afazeres domésticos e as decisões conjugais. Some-se a isso a "diferença" natural entre os gêneros (minha esposa brinca que, enquanto o homem pensa que fez o máximo possível, a mulher acha que ele não fez ainda nem o mínimo necessário).

A música popular brasileira está cheia de exemplos desse desconforto masculino, muitas vezes expresso em termos da "ingratidão" feminina. De Wanderley Cardoso a Latino, a expectativa masculina não é o amor da companheira, mas sim sua gratidão. 


Em Alô Judite, Mussum troça da amada: "ao trocar seu Romeu para status ganhar, você perdeu". 

O genial Noriel Vilela canta a Maria que "hoje tá numa pinta que só ela tem, quando veio pra mim era Maria ninguém". 

Mas o mais amargo e direto é o mestre Lupicínio Rodrigues, aqui na voz de Jamelão, seu maior intérprete, e do auxílio luxuoso da Orquestra Tabajara: 

"em todo lugar
mulher sempre é mulher:
se pede uma flor
e a gente lhe dá
ela exige uma estrela
e se por acaso
ela não obtê-la
se vai com o primeiro
homem que lhe der"

Vai ser machista e rancoroso assim lá nos anos 40!



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Um comentário:

Anônimo disse...

Salve Guto! Sobre o ABZ do Rock, pretendo disponibilizá-lo inteiro, assim que minhas condições de tempo permitirem. Abraço fraterno,

Rafael Reinehr